O velho homem e novo homem
O velho homem e o novo homem
A Bíblia o santo livro de Deus nunca escondeu a fragilidade do homem,suas fraquezas e limitações .Em Rm 7:15” porque o que faço não aprovo, pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço”,o apostolo Paulo neste texto fala de suas lutas como homem (natural nascido sobre pecado)e como cristão , e ao mesmo tempo refere-se a um conflito comum de todos seres humanos: a nossa luta contra o pecado. Por mais que consagramos nossas vidas e nos santificamos temos em nós a semente do pecado herdada de Adão em conseqüência sua queda em Gn 3 ,Paulo em Rm 7:14 usa expressão ‘’vendido sob pecado’’para retratar como todos nós passamos pela experiência de ser subjugados pelo mundo e do pecado.Mesmo após nossa conversão há uma grande luta em nosso interior em Gl 5:17 porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra carne e estes opõem-se um a outro para que não façais o quereis. No sentido ético e espiritual (sarx ) carne é a natureza mais baixa de um ser humano,e o lugar de desejos pecaminosos.
Em Rm 7:24 miserável homem que sou ! Quem me livrará do corpo desta morte?Aqui o apostolo Paulo usa o corpo como metáfora de uma pessoa acorrentada a um cadáver do qual não podia ser liberto,Paulo sentiu o peso do pecado em sua vida isto é, a velha criatura,incomodava-o e até chegou a dizer: mas o que aborreço isso faço.
Aprendo com isso que Paulo estava sujeito ao pecado Ec 7:20 que tinha desejos ,e que muitas vezes não conseguia realizar o bem que almeja alcançar,em toda nossa vida acontece um conflito entre a nova e velha criatura,mas há um caminho para vitória e o apostolo Paulo sabia bem disso! Cristo nos liberta para vivermos no poder do Espírito Santo Rm 8:11 E,se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós,aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal,pelo seu Espírito que em vós habita. Amém.
Autor: Lincoln